COMO SE PROTEGER DE GOLPES NA INTERNET

Vivemos na era da informação, e a internet facilita muito nossa vida seja na hora de acompanhar seu esporte favorito, se informar a respeito das notícias de todo o mundo ou até fazer compras da comodidade de seu sofá. Porém toda essa facilidade também traz riscos, onde pessoas de má fé, bandidos e estelionatários usam de ferramentas online para aplicar golpes e fraudes a fim de conseguir alguma vantagem e prejudicar os outros. Com isso em mente, vamos dar 4 dicas indispensáveis para aumentar sua segurança online!

  1. SEMPRE DESCONFIE DE E-MAILS SUSPEITOS

Um tipo de fraude bem comum vem em forma de e-mails, seja de supostos bancos, operadoras de cartão de crédito, emissoras de televisão, entre outros. O conteúdo destes e-mails pode variar, mas geralmente pedem dados pessoais ou dados do cartão para determinado motivo. Ainda podem haver mensagens dizendo que você ganhou algum prêmio, ou eles necessitam refazer seu cadastro. NUNCA forneça seus dados via e-mail, pois você pode estar sofrendo uma tentativa de pishing, que consiste em usar esse e-mail como isca para interceptar seus dados. Você pode desmascarar este tipo de golpe simplesmente ligando para sua operadora de cartão ou gerente de banco para saber se a origem deste e-mail. Ou ainda, olhar o remetente do e-mail, muitos deles são de contatos conhecidos onde o computador da pessoa que enviou o e-mail está infectado. Na maioria das vezes a pessoa não tem o conhecimento do envio destes, já que é feito de forma automática. Se for o caso de alguma empresa grande alegando que você ganhou um prêmio ou algo do tipo, entre no site desta empresa e procure informações sobre a promoção. Fazendo estas simples verificações você já consegue detectar uma suposta fraude e lhe poupar muita dor de cabeça.

  1. CUIDADO REDOBRADO AO UTILIZAR INTERNET BANKING

Internet Banking é o modo mais prático para realizar transferências, consultar saldos e extratos, entre outras funcionalidades. Porém esse tipo de serviço pode trazer diversos riscos.  Sempre ao acessar o site do banco, antes de tudo confira a URL em cima da página. Você pode ligar para o banco para confirmar o endereço do site. Se houver qualquer diferença neste endereço, você pode estar sendo vítima de alguma fraude para conseguir seus dados bancários. Outras dicas valiosas são:

  • Nunca utilize Internet Banking em computadores ou redes públicas ou de terceiros.
  • Sempre mantenha seu navegador de Internet e Antivírus atualizados.
  • Para dispositivos móveis, utilize apenas o aplicativo oficial do Banco.
  1. CUIDADO AO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS

As redes sociais tendem a ser uma ferramenta ótima para passar o tempo, conhecer pessoas novas e ficar por dentro das notícias. Porém existem pessoas mal-intencionadas que utilizam dessas plataformas para ganhar vantagem em cima das pessoas. Então confira algumas dicas simples para aumentar sua proteção ao navegar nas redes sociais:

  • Sempre desconfie de pessoas desconhecidas que estão entrando em contato com você;
  • Cuidado ao postar excesso de informações, como lugares que você frequenta diariamente, avisar sobre viagens e quanto tempo pretende ficar fora de casa, entre outras;
  • Cuidado com pessoas que te pedem informações demais.
  1. CUIDADO AO FAZER COMPRAS ONLINE

Ao efetuar compras online, sempre pesquise a empresa responsável pela venda do produto. Quanto mais informações, melhor! Então levante dados como telefone, endereço e e-mail. Leve em consideração itens essenciais como tempo no mercado e avaliações de terceiros.  Dê sempre preferência para empresas que te dão a opção de fazer o pagamento via Pay-Pal, que é uma forma garantida de receber seu produto, caso contrário seu dinheiro de volta! Desconfie de preços absurdamente baratos que estão completamente abaixo da média de mercado, pois esses anúncios podem ser possíveis fraudes.

Estas foram nossas dicas de hoje. Se você quiser uma continuação com mais dicas, comente abaixo!

Fizemos um vídeo no YouTube com o mesmo tema! Assista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.