SEU COMPUTADOR NÃO APARECE IMAGEM NA TELA? SAIBA COMO RESOLVER

Seu computador já te deixou na mão quando você mais precisou?

Seja para fazer um trabalho de escola, checar os e-mails, jogar, ou até trabalhar. Você se acomoda na sua cadeira, prepara aquele café e liga o CPU, mas não aparece imagem para o monitor. Você mexe incessantemente nos cabos esperando ser apenas um simples mal contato, mas não faz efeito. Chega até trocar o cabo de vídeo e nada. Saiba que você não é o único, e que essa situação é muito mais comum do que parece.

Na grande maioria dos casos, o problema é a manutenção preventiva. Há grandes chances de que os componentes do seu computador não são limpos e devidamente cuidados já tem um tempo. Poeira excessiva, oxidação das peças internas causam esse tipo de mal funcionamento. Caso esse seja seu caso, temos uma solução bem simples que você pode fazer diretamente da sua casa!


Solucionando o problema

O componente que causa este problema por apresentar oxidação mais facilmente é o Pente de Memória RAM.  Para solucionar, precisamos fazer uma limpeza neste componente.
O primeiro passo é desligar seu computador e retirar a tampa lateral do seu CPU. O pente de memória RAM vai estar preso ao slot da placa por uma ou duas travas. Você precisa soltar estas travas para retirar o pente. Lembrando que se sua CPU tiver mais de um pente de memória, você deve fazer isso em todos eles.

Sempre desative as travas antes de retirar o pente de memória RAM

Materiais e como fazer

Para fazer a limpeza, você precisa de uma borracha. Pode ser aquelas de uso escolar mesmo. Se tiver disponível um frasco de limpa contato elétricos e um frasco de álcool isopropílico, podemos usar para fazer uma limpeza mais completa também, porém é opcional.

Você precisa limpar o contato da memória com a placa, é a parte dourada/prateada do pente. Apoie sobre uma superfície limpa, e esfregue a borracha por todo o contato de ambos os lados. Você vai notar que ficará mais claro. Não deixe sujeira da borracha no pente. Se você tiver o álcool isopropílico, limpe a memória com ele. Depois limpe o socket da placa com o limpador de contatos.

Agora você precisa encaixar a memória novamente no socket da placa. Fique atento com o corte da memória, ela tem uma posição certa para encaixe. Empurre até escutar o clique.
Agora é a hora da verdade.

Ligue seu computador e verifique se resolveu o problema.

 

Passo a Passo de forma resumida

– Desligue seu computador e retire a tampa lateral;

– Retire a memória do slot; (se houver mais de uma, retire todas)

– Limpe o contato da memória (a parte dourada/prateada do pente) com uma borracha de material escolar;

– Se você tiver disponível, limpe o pente com álcool isopropílico e o slot da placa onde vai a memória com um limpador de contatos elétricos;

– Encaixe a memória no slot da placa novamente, fique atento pois há uma posição certa para a memória. Empurre até escutar o clique;

– Ligue seu computador e verifique se o problema foi resolvido.

Confira também um vídeo que ensinamos como fazer o procedimento de limpeza.

Lembre-se. Nem em todos os casos apenas este procedimento será suficiente. Neste caso você precisa levar seu CPU para uma assistência técnica para fazer uma avaliação, pois pode ser problemas em outros componentes. Aqui na Kanguruinfo fazemos este tipo de avaliação e seu computador passa por um checklist de avaliação de mais de 10 itens.

Esperamos que este pequeno tutorial tenha ajudado. Se inscreva para receber mais conteúdo bacana como este!

[contact-form-7 id=”5762″ title=”Newsletter Vertical Simples Footer”]

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *