A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, continuará com a segunda etapa do bloqueio de celulares irregulares no país a partir do dia 08 de dezembro. A ação terá efeito em mais de 10 estados, incluindo Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Espírito Santo, Acre, entre outros. A previsão é que o estado de São Paulo e Distrito Federal adotem o bloqueio a partir do dia 7 de janeiro de 2019.
A ação tem como objetivo banir aparelhos de origem duvidosa, adulterada ou falsificada. Estes aparelhos não acessarão a rede de telefonia do país, independente da operadora. Os aparelhos não homologados pela Anatel e aparelhos que não possuem seu IMEI registrado, serão bloqueados permanentemente, não podendo acessar dados móveis, fazer ligações, usar serviços de SMS e caixa postal.
Aparelhos importados
Os aparelhos importados de marcas renomadas como Xiaomi e Oneplus passam por certificação internacional, então não serão bloqueados. Antes de encomendar um importado, verifique se o aparelho possui a certificação adequada para funcionamento no país.
Aparelhos renomados comprados no exterior, como iPhone e Samsung, também possuem certificação internacional e funcionarão normalmente.
Como consultar o IMEI do aparelho
O IMEI do aparelho é um código de registro único onde cada aparelho tem sua numeração específica, mesmo sendo do mesmo modelo. Uma das principais exigências da ANATEL, é que o IMEI do aparelho não seja falsificado.
Para encontrar o número de IMEI do celular você pode:
- Procurar a etiqueta com o número na caixa original do aparelho;
- Verificar se o aparelho possui uma etiqueta na tampa traseira, atrás da bateria ou dentro do compartimento da bateria com o número;
- Discar para *#06#;
- Através das configurações de sistema na aba “sobre”, logo em seguida “status”, e por último, “informações de IMEI”.
Lembrando que se o aparelho possuir mais de um SIM CARD, pode possuir mais de um código IMEI.
Com o número de IMEI do seu aparelho em mãos, você pode consultar a situação do seu celular no site da ANATEL, clicando aqui.
Com o site aberto, clique no botão “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”
Na segunda janela, teremos duas caixas de texto. A primeira delas, você deve inserir o número do IMEI do seu aparelho celular.
A segunda, é um captcha que você deve digitar os caracteres que aparecem na imagem logo abaixo.
Feito isso, clique em Consultar.
O resultado aparecerá de imediato na mesma janela, mostrando se há restrições ou não.
Para mais informações, acesse o site da ANATEL.
Confira a seguir:
COMO FAZER LIMPEZA NO SEU CELULAR ANDROID
Se inscreva para receber mais conteúdo como este!
[contact-form-7 id=”5762″ title=”Newsletter Vertical Simples Footer”]Até a próxima!